Comemorações do centenário

Notícias, reportagens, etc. (arquivo)

  • 01-03-2013 a 28-03-2013 : “Um mês, um autor”- Exposição bibliográfica – Ilse Losa – Casa da Cultura da Trofa- ler notícia
  • ilse_losa_cartaz-PORTO15-03-2013:  Notícia- RBEP «As Bibliotecas Municipais da Câmara Municipal do Porto, em parceria com a Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, comemoram o centenário do nascimento da escritora Ilse Losa numa série de iniciativas ao longo do ano. No dia 20 de março [aniversário de Ilse Losa] algumas destas iniciativas são apresentadas na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Venham conhecê-las e participar desta festa.’  »
  • IlseLosa-inJungle World Nr. 12, 21. März 201321-03-2013: « “An allem Fenstern Lumenfetzen”- Eine Erinnerung an die deutsch-jüdische Autorin Ilse Losa, die 1933 nach Portugal ins Exil ging und in Deutschland heute vergessen ist.». Interessante  artigo de opinião de teor recriminativo assinalando a comemoração do centenário de Ilse Losa em Portugal e lamentando a pouca atenção dada à escritora na Alemanha : (excerto adaptado em pt via googletradutor«(…) Em Portugal,  este ano é comemorado graças a um carinho especial nutrido por Ilse Losa, muitas bibliotecas têm exposições da sua obra  e os seus livros tornaram-se leitura obrigatória nas escolas portuguesas.   Quem quiser ler  os seus livros, no seu país de origem, apenas pode comprar poucas  traduções e em segunda mão.  O seu trabalho despertou pouco interesse, e sete anos depois de sua morte, ela é quase esquecida na Alemanha. O que é lamentável, porque os seus contos e romances são caracterizados por uma beleza melancólica e suas reflexões sobre a importância da memória e do passado constituem  também um documento único sobre a vida dos refugiados judeus alemães em Portugal. ()» 
  • 21-03-2013: Foi assim o Colóquio de Homenagem na Biblioteca Municipal da Maia : «O Fórum da Maia foi pequeno para acolher o público que ali se deslocou para partihar da homenagem que foi feita a Ilse Losa pelo centenário do seu nascimento. A abrir, a sua filha Alexandra Losa e a bibliotecária municipal, Suzana Silva. Pela mesa, passaram alunos, membros do Clube de Leitura, professores da ESE do Porto e o especialista em literatura infanto juvenil, o Professor José António Gomes, todos partilhando saberes e leituras em torno da vasta obra de Ilse Losa. »  (ver aqui também)
  • 22-03-2013: Esposende apresenta exposição «Ilse Losa» de Manuela Bacelar : «A mostra está patente na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura e é a primeira das actividades agendadas com o intuito de recordar esta conceituada escritora, de origem alemã, que manteve forte ligação a Esposende, e dar a conhecer a sua obra. Além das ilustrações de Manuela Bacelar, a exposição integra a obra bibliográfica de Ilse Losa e uma pequena memória do casal Ilse Losa e Arménio Losa alusiva à relação que mantiveram com Esposende, concretamente uma fotografia do casal e uma imagem da casa que construíram na cidade.»aqui)

 

ilselosaselo

  • 31-03-2013:   Ilse Losa em selos dos Correios de Portugal.  Para além da escritora, outras   personalidade serão também homenageadas, nesta  iniciativa. De acordo com a notícia publicada no Correio da Manhã, trata-se de «uma emissão filatélica da temática Vultos da História e da Cultura, com data prevista de lançamento pelos Correios de Portugal para 15 dcarimbocomemorativoe abril.»
  • 10-04-2013. Notícia sobre o Carimbo Comemorativo que será utilizado nos CTT- Esposende no dia 15-04-2013. ler aqui
  • 11-04-2013: «Centenário de nascimento de Ilse Losa: Investigadores, familiares e amigos recordaram a escritora em Esposendeaqui in Local .pt

One response to “Comemorações do centenário

  1. Pingback: «Comemorações centenário nascimento Ilse Losa em Esposende»- reportagem | Ilse Losa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s